Jovens negros são encontrados mortos após abordagem policial em Belford Roxo

Mais um caso de violência policial em nosso pais, Edson Arguinez Junior, de 20 anos, e Jordan Luiz Natividade, de 18 anos foram mortos após uma ação desentrosa da PM do Rio na ultima sexta (11), os 2 jovens estavam em uma moto quando passaram pelos policiais que estavam fora do carro, um deles atira e ambos caem da moto, após a queda um dos PMs da um chute em um deles que está no chão, em seguida os dois são algemados e levados a viatura, ambos foram encontrados mortos no dia seguinte em um bairro vizinho.

Anúncios

O porta-voz da Polícia Militar, major Ivan Blaz, admitiu que a abordagem que terminou com dois mortos e policiais presos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, em entrevista ao RJTV ele disse, “Quem tem um mínimo de conhecimento sabe que as abordagens nem sempre são perfeitas. É um momento tenso. Porém, a conduta na condução dessa ocorrência foi completamente errada. Não houve qualquer forma de comunicação para os seus superiores. E mesmo assim, mesmo se tivesse havido, por tudo aquilo que nós vimos, não era possível que essa ocorrência fosse ignorada”.

O que mostram as imagens

Nas imagens, é possível ver que um policial atira em direção aos dois jovens que passam de moto. Em seguida, os dois caem.

Um PM dá um chute nas costas de um deles. Logo depois, o carro branco que estava parado atrás do da polícia deixa o local.

Um policial leva um dos jovens para o outro lado da rua. O outro se arrasta para o mesmo lugar. Os policiais ficam minutos ali. Um deles desaparece da imagem.

Outra câmera mostra o momento em que os jovens são algemados e levados pelos policiais. Edson e Jordan foram encontrados em outro local, distante do ponto onde foi feita a abordagem.

No carro dos policiais, a perícia encontrou o que acredita ser manchas de sangue no chão e no tapete do veículo.

Na primeira câmera, o policial aparece subindo na moto e deixando o local. O outro PM entra no carro e também dá a partida.

Em depoimento, os dois policiais disseram que o piloto da moto perdeu o controle e eles caíram, e que não houve nenhum disparo.

O cabo Júlio Cesar disse ainda que os rapazes foram algemados para levá-los até a delegacia e, por isso, o soldado foi dirigindo a moto com os dois algemados no banco de trás.

Eles disseram ainda no depoimento que uns 40 metros depois resolveram liberá-los porque concluíram que nem os jovens e nem a motocicleta tinham problemas.

A prisão dos policiais foi concedida pelo juiz de plantão com o agravante de não terem informado ao comandante do Batalhão o que havia ocorrido. O soldado Jorge Luiz afirmou no depoimento “não ter o que relatar”.

Jordan Luiz Natividade e Edson Arguinez Junior Foto: Reprodução

Os jovens forma enterrados na tarde de hoje (14), Renata, mãe de Edson, disse que o filho era brincalhão, alegre e amoroso, que gostava muito de jogar futebol. Ela também lamentou a atuação dos policiais. “Em vez de proteger o cidadão, eles fazem covardia”, resumiu.

Via: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.